top of page
Buscar

ACESSO AO BANCO DE DADOS DA CPRM (GEOBANK)


Atualmente o GEOBANK já conta com tecnologias agregadas de disponibilização e armazenamento de dados vetoriais em tabelas Oracle espacial, com interações em tempo real de mapas temáticos com seus atributos, utilizando moderna e avançada tecnólogia de exibição. Todavia, algumas bases ainda não foram totalmente migradas e estão em processo de migração.

Objetivando o cumprimento de sua missão institucional, o Serviço Geológico do Brasil - CPRM, apresenta aos usuários da geoinformação o banco de dados GEOBANK. Concebido inicialmente para dar suporte ao Projeto GIS do Brasil, o banco foi projetado e desenvolvido em plataforma Oracle®, com dados do tipo misto objeto-relacional de forma a poder atender, em sua concepção, às pesquisas espaciais de maneira dinâmica.

A operacionalidade aliada ao conjunto de possibilidades tecnológicas fazem do GEOBANK um poderoso instrumento de ação governamental e ao mesmo tempo um ilimitado depositário de informações geocientíficas.

A fim de possibilitar o acesso ao GEOBANK pelas diversas categorias de usuários, nos locais mais remotos do país, foram criados formulários disponíveis através da Internet utilizando uma política de senhas que permite separar os diferentes usuários com objetivos de acesso distintos.

O estágio atual do GEOBANK e seu acervo refletem o grande esforço, já realizado, para migrar dados não tabelados e adequá-los às tabelas relacionais através de nova formatação e necessária consistência.

O grande desafio de complementar o GEOBANK com todo o acervo da CPRM, passa pela necessidade de adequar dados, digitais ou não, à uma nova estrutura, concebida com objetivos definidos de possibilitar a extração das informações condicionada à localização geográfica.

O GEOBANK trilha os caminhos do "pensar SIG" (Sistema Geográfico de Informações) e pela própria natureza das informações geradas por um Serviço Geológico é desnecessário dizer da importância que a dimensão "localização geográfica" agrega ao dado formatado, permitindo realizar modelagens, gerando novas conclusões.

Se é fato a necessidade de readequação do dado já gerado, nesta nova visão, mais importante ainda é pautar a geração do novo dado dentro desta concepção. Sendo assim os trabalhos vindouros, de obtenção de dados no campo, ganharão a ferramenta GEOBANK com formulários do tipo "SIG no campo". Utilizando pequenos computadores de bolso e formulários GEOBANK de campo, para Windows CE, é possível gerar dados georeferenciados, padronizados e tabulados.

Atualmente o GEOBANK já conta com tecnologias agregadas de disponibilização e armazenamento de dados vetoriais em tabelas Oracle espacial, com interações em tempo real de mapas temáticos com seus atributos, utilizando moderna e avançada tecnólogia de exibição. Todavia, algumas bases ainda não foram totalmente migradas e estão em processo de migração.

As bases de afloramentos, recursos minerais, litoestratigrafia, em suas diversas escalas, projetos de geofísica, projetos de geologia e riscos geológicos já estão em funcionamento para exibição e pesquisa, utilizando as modernas tecnologias de ferramentas GIS. As outras bases estão em fase de adaptação e migração.

Acesse o GEOBANK Aqui

Fontes/créditos:

http://geobank.sa.cprm.gov.br/

Por CPRM

0 comentário
  • facebook64x64
  • Clube da Mineração
  • twitter64x64
Parceiros Sharing News
Tec Mineração.jpg
2.png
ANBEM.jpg
CETEM.jpg
LAPROM.jpg
footer_logocprm.png
logo-anm-branco_edited.png
logo-cba.png

 Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso e será respondida o mais breve possível !

© 2014 Clube da Mineração - Brasil

bottom of page