O Serviço Geológico do Brasil recebeu, no dia 19 de abril, a visita de uma delegação do Serviço Geológico da China (SGC), liderada por seu vice-presidente Wang Yan.
A delegação foi recebida pelo diretor-presidente Eduardo Ledsham, pelo presidente do Conselho, Otto Bitencourt, pelos diretores José Leonardo Andriotti e Esteves Pedro Colnago, pela chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, além de técnicos da empresa.
O encontro teve como objetivos discutir os primeiros resultados do projeto bilateral do Cráton do São Francisco, na Bahia; analisar prioridades, discutir nova proposta e futuras ações bilaterais, bem como renovar a assinatura do Acordo Interinstitucional pelos dois presidentes, que terá vigência de cinco anos (2017-2022).
Na abertura, o diretor-presidente Eduardo Ledsham falou da importância da visita do SGC, pois é um passo importante em uma parceria que começou há alguns anos, quando o Brasil abriu as suas portas implantando uma política de revigoração da mineração.
“O Serviço Geológico Chinês tem muito a contribuir tanto na área de geoquímica, como em outras áreas como mapeamento, sensoriamento remoto, geoprocessamento e análises. Estamos muito felizes em ter a delegação chinesa aqui presente e temos certeza que vamos construir e fortalecer essa relação a longo prazo.”
Wang Yan agradeceu em nome do SGC a acolhida dos representantes da CPRM e esclareceu que a China tem tecnologia muito avançada em geoquímica e que o intercâmbio entre os dois países na área de mineração é muito importante.
Na sequência, houve a apresentação do geólogo João Henrique Larizatti, responsável pelo projeto do Cráton do São Francisco, e da geóloga Fernanda Machado da Cunha, que explanou sobre o levantamento geoquímico de baixa intensidade no Brasil.
Ao final do evento, as duas partes assinaram o acordo de cooperação em questão.
Fonte/Creditos:
http://cprmblog.blogspot.com.br/2017/04/brasil-e-china-assinam-acordo-de.html
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
Por CPRM