DNPM apresenta os indicadores e o comportamento da indústria mineral no Estado do Pará no primeiro semestre de 2017.
Nesta edição estão descritos temas do setor mineral, como o nível de produção mineral, o comércio exterior, o mercado de trabalho e a arrecadação da CFEM/TAH no primeiro semestre de 2017 no estado do Pará.
O Índice da Produção Mineral (IPM)1 , que mede a variação na quantidade da produção mineral do estado, apresentou um crescimento de 8,1% entre os meses de janeiro a junho de 2017, se comparado ao mesmo período do ano anterior, certificando o crescimento do setor mineral ao longo do primeiro semestre dos três últimos anos.
O crescimento neste índice deu-se por conta do aumento da produção da maioria das substâncias, com destaque para o ferro, cobre e manganês. Entretanto, outras substâncias apresentaram queda na produção, tais como, calcário e ouro. O comportamento do IPM indicando um aumento da produção mineral no primeiro semestre pode ser creditado a um conjunto de fatores econômicos e operacionais, tais como: desenvolvimento de novos projetos de pesquisa, abertura de novas minas de extração, investimentos no setor mineral, maior demanda no mercado interno, entre outros. Além disso, houve a elevação dos preços de grande parte dos minérios analisados na cesta.
Acesse a publicação completa Aqui
Fontes/créditos:
http://www.dnpm.gov.br/
http://www.dnpm.gov.br/dnpm-publica-a-edicao-especial-do-informe-mineral-do-estado-do-para-primeiro-semestre-de-2017
Por Cecilia Jamasmie