Inscrições abertas!Período de Realização: 23 a 27 de abril de 2018, das 9h às 17hs.Local: CETEM/LAPEGE – Av. Pedro Calmon, 900 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro – RJ
Inscrições pelo email: ateixeira@cetem.gov.br
Vagas Limitadas!!
Com aulas teóricas e práticas, o curso apresenta técnicas tradicionais da gemologia, como uso de polariscópio, refratômetro e microscópio, entre outros, bem como as mais avançadas técnicas disponíveis no LAPEGE (técnicas espectroscópicas como Raman, infravermelho e fluorescência de raios-X, apenas pra citar algumas).
Programa do Curso:
Definições e conceitos básicos da gemologia, bibliografia, classificação sistemática das gemas, principais pedras preciosas, noções de classificação de gemas lapidadas, emissão de laudos, atribuições de um gemólogo.
Principais propriedades físicas das gemas (ex.: índices de refração, densidade, pleocroísmo, luminescência, etc.) e sua medição. Noções de cristalografia.
Prática de identificação visando separar as principais gemas de suas imitações.
Gemas sintéticas e tratadas: formas de reconhecimento, com ênfase na microscopia.
Técnicas avançadas em gemologia (breve explanação sobre as técnicas disponíveis no LAPEGE e demonstrações de casos práticos envolvendo diversas gemas).
Público alvo: Pessoas do ramo joalheiro, ou que pretendem ingressar no mercado de gemas, e gemólogos interessados em aprender mais sobre os procedimentos para a correta identificação de gemas com auxílio de aparelhos e instrumentos analíticos avançados.
Carga Horária: 35 horas (7h/dia)
Valor do investimento: R$2.500,00
Instrutor: Dr. Geólogo Jurgen Schnellrath (http://lattes.cnpq.br/5103804386448460)
Graduado em Geologia pela UFRJ (1981), com doutorado em Mineralogia pela Universidade Johannes Gutenberg de Mainz/Alemanha (1989) e especialização em Gemologia pela Sociedade Gemológica Alemã de Idar-Oberstein/Alemanha. Atualmente é Pesquisador Titular do CETEM, onde coordena as atividades do Laboratório de Pesquisas Gemológicas da instituição, tanto na área de pesquisa, ensino, como na de prestação de serviços. Entre as suas principais linhas de pesquisa podemos destacar: caracterização mineralógica e gemológica de novas ocorrências brasileiras de pedras preciosas, desenvolvimento de técnicas não-destrutivas para a identificação de gemas naturais, sintéticas e tratadas, estudo e documentação (fotomicrografias) de inclusões em gemas.
Sobre O LAPEGE
O Laboratório de Pesquisas Gemológicas (LAPEGE) é fruto de um projeto institucional iniciado em 1997/1998, com o objetivo de capacitar o CETEM para uma ampla atuação na área de pedras preciosas. Desde a sua fundação, tem prestado serviços a empresas do ramo joalheiro, especialmente micro e pequenas empresas, a comerciantes autônomos de gemas e joias, e também a pessoas físicas que procuram o CETEM para obter informações sobre a autenticidade das gemas e/ou joias que possuem ou comercializam.
O LAPEGE é hoje o mais bem equipado laboratório gemológico da América do Sul, possuindo modernos e sofisticados instrumentos de caracterização de gemas, que permitem o emprego de variadas técnicas analíticas, essenciais para a correta identificação de uma gema, comprovação de tratamentos aplicados às pedras preciosas e detecção de substâncias sintéticas e artificiais. Contamos com nada menos que sete espectrômetros, que varrem as mais diversas faixas do espectro eletromagnético, e temos à nossa disposição também avançados equipamentos analíticos em outros laboratórios do CETEM. As novas instalações do laboratório de gemologia foram inauguradas em agosto de 2014.
O LAPEGE ministra, uma vez ao ano, a matéria eletiva "Introdução à Gemologia" para alunos do curso de Geologia da UFRJ. Recentemente, no 2º semestre de 2017, passou a ministrar também o curso de curta duração “Técnicas de identificação de gemas: do básico ao avançado”, com 35 horas de duração, entre teoria e práticas, (vide aba "Curso" acima). Pretende-se que este curso seja ministrado semestralmente.
O LAPEGE participou, entre 2004 e 2017, a convite dos organizadores do evento, praticamente de todas as edições da Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni (FIPP), disponibilizando aos visitantes e expositores do evento um serviço gratuito de identificação de gemas.
Na área da pesquisa o LAPEGE atua no desenvolvimento de técnicas analíticas não destrutivas visando à identificação e caracterização de substâncias gemológicas e, mais recentemente, também de ligas de metais preciosos empregados em joalheria. Também atua na caracterização mineralógica e gemológica de novas ocorrências brasileiras de gemas e no estudo de inclusões em gemas.
Fontes/créditos:
http://www.cetem.gov.br/lapege
CETEM
Clube da Mineração
Por CETEM