top of page
Buscar

AS 10 PRINCIPAIS NAÇÕES QUE COMPRAM OURO: UMA ESTRATÉGIA DE PORTFÓLIO QUE VOCÊ PODE SEGUIR

Com mais de 36.000 toneladas métricas em reservas — cerca de um quinto de todo o ouro já minerado — os bancos centrais sabem algo que nós também deveríamos saber: o ouro é a rede de segurança definitiva. Desde 2009, essas instituições têm sido compradoras líquidas do metal precioso e, somente na última década, elas abocanharam uma em cada oito onças produzidas globalmente.


Embora moedas fiduciárias possam ser impressas à vontade (e temos visto muito disso ultimamente), o ouro continua sendo um recurso finito. Acredito que isso o torna o ativo a ser procurado quando a incerteza econômica se levanta. Países em todo o mundo perceberam isso e estão comprando ouro em grandes quantidades.

Veja aqui as 10 principais nações que acumularam mais ouro na última década, com base em dados fornecidos pelo World Gold Council (WGC):


10. Hungria | 91,4 toneladas métricas

O Banco Nacional Húngaro tem mantido ouro desde que foi criado em 1924. Ultimamente, ele tem levado a sério a adição ao seu estoque. Com 110 toneladas métricas em reservas, a Hungria agora ostenta as maiores reservas de ouro per capita na Europa Central e Oriental.


9. Catar | 96,3 toneladas métricas

O Catar vê o ouro como um investimento seguro, especialmente em tempos de incerteza econômica. Nos últimos anos, as compras de ouro do Catar dispararam, com reservas de mais de 100 toneladas até o final de 2023. Para uma nação construída sobre a riqueza do petróleo e do gás, está claro que eles veem o ouro como um plano de backup confiável.


8. Singapura | 101,5 toneladas métricas

Cingapura não é estranha ao ouro, mesmo que tenha que importar cada onça. Este ano, fez um movimento histórico, elevando suas reservas de ouro para 236 toneladas métricas, o nível mais alto desde que a cidade-estado ganhou independência em 1965. Uma jogada inteligente para um centro financeiro global como Cingapura!


7. Uzbequistão | 126,3 toneladas métricas

O Uzbequistão tem sido um jogador silencioso, mas poderoso, no mercado de ouro. Suas reservas têm crescido de forma constante, atingindo 373 toneladas em 2024. Quase 80% dos ativos internacionais totais do Uzbequistão estão agora no metal precioso.


6. Cazaquistão | 132,6 toneladas métricas

O Cazaquistão, um dos maiores produtores globais de ouro, tem aumentado constantemente suas reservas, que agora somam US$ 23 bilhões. O país planeja reduzir um pouco a participação do ouro em suas reservas, mas continua sendo um grande player no mercado global, respondendo por 2% da produção global de ouro.


5. Índia | 291,4 toneladas métricas

O Reserve Bank da Índia tem feito grandes movimentos no mercado de ouro. Suas compras no primeiro semestre de 2024 foram as mais altas desde 2013, superando os dois anos anteriores combinados. Para a Índia, onde o ouro tem profundo significado cultural, o metal continua central para sua estratégia econômica.

4. Polônia | 295,0 toneladas métricas

O Banco Nacional da Polônia tem sido um dos compradores de ouro mais agressivos este ano, empatando com a Índia na maior compra no segundo trimestre de 2024. Com participações atuais de 16%, a Polônia está em uma missão para que o metal precioso componha 20% de suas reservas.


3. Turquia | 475,6 toneladas métricas

Na última década, a Türkiye aumentou suas reservas de ouro de 116 toneladas métricas para mais de 584 toneladas hoje. Com quase 20% de suas reservas em ouro, a Türkiye é uma das principais compradoras, graças à sua longa história de propriedade e investimento em ouro doméstico.


2. China | 1.210,2 toneladas métricas

A China é sempre uma a ser observada, e não tem sido desleixada no departamento de ouro. Tendo adicionado mais de 1.200 toneladas métricas nos últimos 10 anos, o Banco Popular da China está logo atrás dos EUA no ranking global total. No entanto, ele fez uma pausa em novas compras nos últimos meses, à medida que os preços do ouro dispararam.


1. Rússia | 1.230,6 toneladas métricas

Assumindo o primeiro lugar, a Rússia adicionou mais de 1.200 toneladas de ouro às suas reservas na última década. Com as sanções do Ocidente em mente, a Rússia vem se preparando, chegando até a atrelar sua moeda, o rublo, ao ouro — uma estratégia que não víamos desde os dias do sistema de Bretton Woods


Na US Global Investors, sempre vimos o ouro como uma parte essencial de um portfólio diversificado, e acreditamos que nossos fundos focados em ouro oferecem uma excelente maneira de participar desse ativo testado pelo tempo. Afinal, se é bom o suficiente para os bancos centrais, não deveria ser bom o suficiente para você?


Obs.:

O desempenho passado não garante resultados futuros. Todas as opiniões expressas e dados fornecidos estão sujeitos a alterações sem aviso prévio. Algumas dessas opiniões podem não ser apropriadas para todos os investidores. Ao clicar no(s) link(s) acima, você será direcionado para um(s) site(s) de terceiros. A US Global Investors não endossa todas as informações fornecidas por este(s) site(s) e não é responsável por seu(s) conteúdo(s).

 

Fontes/Créditos:

Autor: Frank Holmes

Data de publicação: 14 de outubro de 2024



Mineração - Mining - Minería - Gold

0 comentário

Comments


bottom of page